Caraterização da Instituição
Designação
Centro Social Polivalente de Ega
Localização / Endereço
Rua da Calçada n.º20, Casal da Vila - Ega
3150 – 256 – EGA
Telefone/Fax: 239 945282
E-mail: geral@centrosocialega.pt
Freguesia de EGA
Concelho de Condeixa-a-Nova
Distrito de Coimbra, Portugal
Estatuto jurídico: Associação - Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS)
NIPC: 501 266 992
Data da Constituição: 21/01/1977
Início da Atividade Social: 03/08/1989
Atividade Principal – Acão Social
Edifício Próprio - Sede
Estrutura:
Piso -1 - 1 Gabinete de Direção, 1Gabinete Diretor Técnico, 1 Gabinete Serviço Social; 1 Gabinete Administrativo; 1 Gabinete de enfermagem; 1 Gabinete Médico; 1 Gabinete de Estética/ cabeleireiro; Quarto de descanso; Sala de Fisioterpaia, 2 Salas de convívio;1 Sala de atividades; 1 Refeitório; 1 Cozinha, 1 Lavandaria; 6 Casas de banho,1 Sala para colaboradores, sala de transição, arrecadações .
Piso o - 1 copa ; 1 casa de banho para banhos assistidos; 2 Quartos triplos; 23 Quartos duplos e 8 Quartos individuais. Todos os quartos têm 1 casa de banho.
Exterior:
Logradouros; Jardim;
Edifício - Apoio à sede
Antiga Sede; Loja Social
Respostas Sociais
C.D. e S.A.D
Serviços: Refeições; Higiene e Cuidados de Imagem; Tratamento de Roupas; Higiene Habitacional; Transporte; Animação; Acompanhamento na área da saúde; Acompanhamento ao Exterior; outros serviços solicitados.
Estrutura Residencial para Pessoas Idosas (E.R.P.I.)
– Serviço de Alojamento, Refeições; Higiene e Cuidados de Imagem; Tratamento de Roupas; Transporte; Animação/Ocupação; Acompanhamento na área da saúde; Acompanhamento ao Exterior; outros serviços solicitados.
Acordos de Cooperação (ISS -Centro Distrital de Coimbra)
– Centro de Dia – 30 clientes;
– S.A.D - 35
– E.R.P.I. 48 Utentes (entre as quais 10 Vagas Cativas)
Outros Serviços/Respostas
– Cantina Social: 10 Refeições gratuitas/diárias
– Gabinete de Atendimento à população: atendimento no âmbito do RSI, emprego, etc.
– Loja Social
– Banco de Produtos de Apoio
– PO APMC
Parcerias
– Segurança Social
– Câmara Municipal
– Escola Superior de Educação de Coimbra
– Escola Fernando Namora de Condeixa
Colaboração
– Rendimento Social de Inserção
– Conselho Local de Acão Social de Condeixa
– Centro de Emprego de Coimbra
– Equipa de Intervenção Direta
– PES
Recursos Financeiros: Quotização dos Sócios; Comparticipação dos clientes SAD, CD e E.R.P.I; Subsídios atribuídos por entidades oficiais de forma pontual; Donativos de pessoas singulares; Patrocínios de pessoas colectivas; Acordos com entidades oficiais.
Gestão
Os órgãos de gestão estatutários são os seguintes:
- Assembleia-geral
- Direção
- Conselho Fiscal
Representante legal: Presidente da Direção
Organograma
Enquadramento Estratégico
Missão
Apoiar, respeitar e acarinhar o idoso, a família e outras pessoas da comunidade, respondendo às suas necessidades específicas e promover qualidade de vida com dedicação e humildade.
Visão
Disponibilizar um conjunto de serviços, incluindo Lar, na nova sede social, com um nível de qualidade certificada, prestada por pessoas altamente qualificadas.
A comunidade terá uma relação próxima com a instituição, reconhecerá o seu valor e participará na sua sustentabilidade.
Valores
Sinceridade - Prestamos aos nossos clientes, colaboradores e parceiros informação relevante e precisa, esclarecendo as suas dúvidas e mantendo-os informados relativamente aos serviços prestados pela instituição.
Respeito – Prestamos cuidados de acordo com as necessidades do cliente, oferecendo um serviço integral, respeitando a sua privacidade e tratando-o com urbanidade.
Respeitamos as diferenças os valores e características individuais.
Solidariedade – Esforçamo-nos por responder aos nossos clientes mesmo que interfira com os interesses pessoais de cada colaborador e dirigente
Humanização – Tratamos os clientes com humanidade e empatia.
Tratamos os clientes como em situação semelhante gostaríamos de ser tratados.
Responsabilidade – Baseamo-nos em relações de compromisso e autonomia profissional com forte respeito pelas regras de funcionamento não prejudicando clientes, colaboradores e a própria instituição.
Transparência – Disponibilizamos informação clara e completa relativamente às regras da instituição e à sua situação financeira.
Partilhamos entre equipas toda a informação necessária a um desempenho profissional excelente.
Humildade – Somos determinados na busca de sucessos, mas estes são alcançados em prol da qualidade de vida dos nossos clientes e desenvolvimento da comunidade.
Política da Qualidade
O Centro Social Polivalente de Ega definiu como base da sua gestão estratégica a Política da Qualidade fundamentando-se nos seguintes princípios:
Focalização no cliente, visando a satisfação das suas necessidades e expectativas;
Implementação de uma comunicação interna e externa eficaz;
Promoção da satisfação de necessidades e expectativas dos colaboradores e partes interessadas;
Focalização na edificação, manutenção e conservação das infra-estruturas e nas condições de gestão do ambiente de trabalho;
Melhoria do nível de sustentabilidade financeira;
Revisão periódica do sistema de gestão da qualidade em busca de oportunidades de melhoria;
Garantia de uma Política da Qualidade entendida e assumida por todos os colaboradores